
Estava visitando uma comunidade no Orkut e um tópico perguntava: qual dos seguintes mercados, americano ou europeu, é o melhor? Prontamente respondi que simplesmente não havia comparação, em razão da grande disparidade entre eles. Mesmo assim tentarei compará-los, sem definir qual é o melhor.
Antes de tudo, o conceito de "mercado", a meu ver, nesse sentido, engloba as montadoras nativas de cada um, os carros oferecidos por elas e o que os consumidores de cada mercado desejam. É desse ponto de partida que vou começar.
O mercado dos Estados Unidos é caracterizado por grande ênfase na potência, motor, tamanho. Os americanos pouco se importam com o consumo, preferem priorizar o conforto e a vida a bordo. É só analisar quantos porta-copos um sedã grande americano tem em comparação com um hatch europeu. Em compensação a tudo isso, os carros americanos sofrem com uma grande emissão de poluentes, criticada pela opinião especializada. Nos últimos tempos houve um grande investimento à tecnologia híbrida que, felizmente, está dando certo. Na minha opinião, os carros americanos estão um passo atrás dos europeus em matéria de design e tecnologia.
O mercado europeu, ao contrário do americano que envolve tão somente os EUA, engloba uma quantidade de países com pequenas diferenças entre si, mas que, de forma generalizada, compõem o grande mercado que é a Europa Ocidental. Assim sendo, praticamente os consumidores de todos os países da Europa Ocidental querem carros menores, práticos, econômicos contudo com design excitante. Há um massivo investimento em novas tecnologias, também. Pontos fracos? Bem, a diferença entre o motor de um carro-padrão americano e um carro-padrão europeu é enorme. (Parênteses: espero que seja diferença diminua com a globalização do downsizing).
O que é legal notar é que carros considerados médios na Europa acabam entrando no segmento de carros pequenos nos EUA, numa tendência que se alastra por praticamente todos os segmentos.
Com a decadência das montadoras americanas e o sucesso de suas filiais européias, a tendência para o futuro (assim espero) é de haver uma unificação das linhas européia e americana, os mesmos carros sendo oferecidos em tais mercados, mesmo com posicionamentos diferentes.
Agora pergunto: o que você acha? Qual mercado é o melhor? Pessoalmente, prefiro os carros europeus por todos os motivos listados acima. São carros fabricados por pessoas que realmente amam a arte de fabricar automóveis - é só ver a BMW, Alfa Romeo e Aston Martin. Mas tenho amigos que preferem mil vezes o americano.
Na foto, coloquei dois ícones de cada mercado: o Porsche 911, europeu (foto de cima) e o Chevrolet Corvette, americano (foto debaixo)
1 comentários:
- At 7 de janeiro de 2009 às 05:33 Anônimo said...
-
Texto muito bom, esclareceu algumas coisas para mim. E com certeza prefiro os carros europeus, acho eles muito mais bonitos que os americanos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)