Não, não existe um carro perfeito. E dificilmente existirá. Quando ele é bom em alguma coisa, essa coisa acaba prejudicando outra. Um exemplo: para um carro ficar mais esportivo, é necessário tornar sua suspensão mais dura, o que sacrifica o conforto dos passageiros. Esse conceito de "perfeição" é muito subjetivo. Para alguns, um carro perfeito é aquele superesportivo que é fabricado artesanalmente, com desempenho absurdo. Para outros, perfeito é aquele carro barato, que não quebra e não dá dor de cabeça, com mecânica confiável e valor de revenda garantido. Mas pensemos: um carro superesportivo, é adequado para... Fazer compras na cidade, por exemplo? E um carro racional nesses tais aspectos financeiros, será que é bonito? O carro perfeito não existe para todos, mas existe para cada um.
Não consigo pensar em um carro perfeito. Um dos meus carros favoritos, o Porsche 911, tem seus probleminhas. Uma Mercedes-Benz Classe S, considerada por muitos o melhor carro do mundo hoje, não é lá muito bonita. Quando penso em um carro perfeito, me vem à cabeça o Honda Fit, da nova geração. Coleciona prêmios, é aplaudido pelas revistas e vende bem, mas não escapa de críticas. Por exemplo, a ergonomia do banco do motorista, cujo ajuste de altura e distância é feito por uma rodinha mínima. É um detalhe insignificante, mas que o tira da perfeição. Afinal, ela engloba tudo da melhor forma possível.
Como carros perfeitos não existem para um grande público, é possível dizer que existem as referências, carros a serem seguidos pelos concorrentes. Em geral, não porque são perfeitos; mas porque são melhores que os outros. Referências clássicas, no Brasil, são o Toyota Corolla, o Ford Focus e o próprio Fit. É o tipo de carro que os engenheiros das marcas concorrentes têm um pôster na fábrica, provando que são modelos de fato a serem seguidos.
Afirmei que "o carro perfeito não existe para todos, mas existe para cada um". É isso que permite que haja inúmeras marcas e modelos disponíveis, que agradam todos os consumidores. Mas agora reflita sobre seu carro: ele é realmente perfeito? Duvido que sim.
Na foto, o novo Fit.
3 comentários:
- At 10 de janeiro de 2009 às 17:52 Anônimo said...
-
Carro bonito para mim é aquele que tem classe e elegância. Não aquele que chame os olhares por sua extravagância, seja no preço ou no design, mas sim aquele que bela e discretamente chama olhar das pessoas por onde passa.
- At 10 de janeiro de 2009 às 18:10 Ana Bia said...
-
Para a minha humilde pessoa, que não entende nada, o Omega antigo é um carro perfeito, sim: acelera quando precisa e é um conforto só! Esse na foto é o Honda Fit? Não vou dizer que meu coração acelerou, mas não é um carro feio; na verdade, parece ser muito do meu agrado.
- At 10 de janeiro de 2009 às 18:11 Ana Bia said...
- Este comentário foi removido pelo autor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)