Rede: Home | Anderssauro | Os Populares | Poi?

A questão do timing

Um sábio uma vez disse que, se no ramo imobiliário o que mais importa é a localização do imóvel, na indústria automotiva o mais importante é o timing do lançamento. O sábio em questão é o jornalista Greg N. Brown, do New York Times, na ocasião do lançamento do Audi Q5.
Entende-se por timing o momento em que o carro é lançado, no sentido que permite a tradução também de oportunidade perfeita para o lançamento. E, a partir do que tenho visto, nunca essa frase me pareceu tão válida. Vamos aos fatos.
O Toyota Prius seria muito melhor recebido hoje se não tivesse sido lançado em 1997, quando sua primeira (e péssima) geração chegou ao mercado. Apenas em 2004, com a chegada da nova geração, ele ganhou notoriedade e sucesso. Seu concorrente, o novo Honda Insight, está sendo aplaudido mundo afora – o jornalista britânico James May comentou que ele é o carro mais importante de todos os tempos – mas seu primeiro modelo, no fim da década de 90, foi um fracasso. Isso pode ser explicado. Naquela época, petróleo era algo que não estava em falta e ninguém dava muita atenção para carros esquisitos daquele jeito.
Nunca a tendência do downsizing esteve tão popularizada. Para quem não sabe, o downsizing é a redução de motores maiores e mais poluentes (como um V-8), transformando-os em motores menores mais eficientes, como um V-6. A força de ambos os motores, contudo, acaba sendo a mesma. Motores menores ganham o auxílio da tecnologia para desenvolver tanta potência quanto seus similares com maior capacidade cúbica, então o desempenho do carro que recebe esse motor não é prejudicado. E ainda gasta menos combustível e é mais amigo do meio-ambiente, poluindo menos. Essa é, com certeza, a principal razão para sua consolidação. Há algumas décadas, essa idéia seria ridicularizada. Teria sido difícil convencer o consumidor de que isso é sinal de avanço e não retrocesso.
Esbocei duas razões que tornam a frase-tema desse artigo válida, e existem inúmeras outras. Carros que chegam no momento errado não dão certo, num movimento que acaba fazendo com que suas qualidades sejam ignoradas. A recíproca também é verdadeira: carros que chegam no timing perfeito têm boas chances de sucesso, dependendo da situação sócio-econômica do período do lançamento. No entanto, nem sempre é assim: carros novos que chegam no pior momento possível, surpreendentemente, podem dar certo. É o caso da nova F-150 nos EUA. Achei a recepção da nova geração da Ford F-150 nos Estados Unidos uma coisa muito estranha. Ela está sendo extremamente elogiada, até recebeu alguns prêmios, como o Truck of the Year pela Motor Trend. Contudo, o alto preço da gasolina e atenção para modelos menores fez a enorme picape, que por anos se manteve como o veículo mais vendido nos EUA, perder a posição de carro mais vendido para quatro sedãs menores, no meio de 2008. A chegada da nova geração no fim do ano, contudo, fez com que ela recuperasse a liderença nas vendas e tudo indica que 2009 será mais um ano de liderança para ela, mesmo tendo continuado com altíssimo consumo e não tendo ganho um motor mais eficiente. O timing de lançamento da F-150 nova foi horrível, por isso não mantenho indiferença ao seu sucesso. Mas algo pode mudar no futuro. A Ford planeja introduzir nela sua nova gama de motores, já utilizadas em outros carros do grupo: a linha EcoBoost, maior expoente da tendência do downsizing nos EUA – com nome mais que perfeito, diga-se de passagem.
Na foto, a nova F-150, modelo 2009. Deixando as críticas de lado, bem que os americanos têm bom gosto na hora de comprar picapes.

1 comentários:

At 27 de janeiro de 2009 às 16:06 Anônimo said...

Por esses motivos considero ideal a marca quardar algumas cartas na manga pra serem usadas depois do lançamento!

O carro deve ter seus atrativos já no lançamento e mais:

- Novidades algum tempo depois: daquelas que foram planejadas desde o início do projeto, porém guardadas pra outro outro momento, seja para reerguê-lo numa queda em vendas ou para chamar atenção do público.

- Deve também ter novidades decididas pelos potenciais compradores, como itens que sentiram falta no lançamento do carro.

 

Postar um comentário


Copyright 2006 | Andreas02v2 by GeckoandFly and Anderssauro
Nenhum conteúdo desse blog pode ser reproduzido sem prévia autorização. Os Populares